Acções da AAJBA no Jardim Botânico da Ajuda
A Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (AAJBA), associação sem fins lucrativos, foi constituída em 2000 com a finalidade de colaborar e apoiar o Jardim Botânico da Ajuda (JBA) nas ações necessárias à proteção e conservação do património (natural e edificado), bem como de desenvolver atividades para os associados e o público em geral que visem a salvaguarda e a divulgação deste jardim. A Associação conta com o apoio de 412 sócios e dezenas de voluntários na participação das atividades que tem desenvolvido em benefício do jardim.
«No ano em que o Jardim Botânico da Ajuda (JBA) celebra 250 anos de história (1768-2018), e a Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (AAJBA) completa 18 anos de atividade, é com enorme gosto que a AAJBA participa nas celebrações de tão importante data. A AAJBA conta nos seus órgãos sociais com arquitetos paisagistas especialistas em jardins históricos que têm trabalhado Pro bono na coordenação das obras de conservação/restauro do JBA. Estas obras têm sido integralmente financiadas pela AAJBA, sem recorrer a apoios externos, através da elaboração anual de programas de passeios em Portugal e viagens culturais internacionais a jardins históricos e paisagens culturais comentadas por especialistas, Cursos no JBA e Palestras/Colóquios. Saliento que entre 2010 e 2017 a AAJBA repavimentou todo o pavimento em saibro do jardim, recuperou a Estufa das Avencas, adquiriu a máquina de etiquetas para etiquetar a coleção botânica e restaurou a fonte central e dois lagos, entre outras ações de salvaguarda do JBA, num total de cerca de 150 000 €.»
Sónia Talhé Azambuja, Presidente da AAJBA
O QUE A AAJBA JÁ FEZ EM BENEFÍCIO DO JBA
Sendo o JBA um jardim histórico com 250 anos, classificado como Imóvel de Interesse Público (IIP) na zona circundante do Palácio Nacional da Ajuda, as suas obras de conservação e de restauro são uma das principais preocupações na gestão deste património. Nesse sentido e graças aos proveitos conseguidos nas atividades da AAJBA, foi possível à Associação, desde 2010 até ao final de 2017, contribuir para as despesas de manutenção e beneficiação do JBA em cerca de 150 000 €, tendo como arquitetos paisagistas responsáveis a Prof.ª Arq.ª Pais. Sónia Talhé Azambuja (coordenação) e o Arq. Pais. Miguel Coelho de Sousa, destacamos as seguintes obras e ações:
2011
Substituição dos vidros da Estufa das Avencas
Iluminação do caminho junto à balaustrada através de focos de luz
2013
Máquina de Etiquetas a Laser e suportes para as etiquetas da coleção botânica do JBA
Repavimentação com saibro do terraço inferior do JBA (área de 9434 m2)
2014-2015
Repavimentação com saibro do terraço superior do JBA (área de 5929,8 m2)
2016-2018
Conservação e restauro da Fonte Central e dois lagos de bacia circular
2019-2022 (previsto)
Conservação e restauro das Balaustradas e escadarias do JBA. Continuação do Protocolo entre a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e a AAJBA, para a conclusão do levantamento 3D do JBA, através da técnica 3D Laser Scan.
A Arquitectura Paisagista e a Conservação do Jardim Botânico
na Revista PEDRA & CAL
Publicações sobre as obras realizadas pela AAJBA
Revista Pedra & Cal, n.º 63 O PROJETO - INTERVIR EM PATRIMÓNIO
"A Arquitetura Paisagista e a Conservação e Restauro do Jardim Botânico da Ajuda" (p.50) escrito pela Prof.ª Sónia Talhé Azambuja (Presidente da AAJBA), relativo às obras da Associação dos Amigos do Jardim Botânico da Ajuda (AAJBA) no Jardim Botânico da Ajuda, publicado na Revista Pedra & Cal, Conservação e Reabilitação, no n.º 63, 2.º semestre, julho-dezembro de 2017 com o tema O Projeto - Intervir em Património.
Leia aqui o artigo na íntegra o artigo