Quando pensamos no Perú o nosso imaginário leva-nos às ruinas de Machu Picchu e aos picos nevados dos Andes – mas o percurso que aqui vos propomos está recheado de cultura, de paisagens com rara beleza e com um berço histórico incontornável. Vamos passar pelas três regiões bem definidas deste grande país: a costa do Pacífico, onde vive quase 60% da população, com algumas áreas agrícolas, a cordilheira dos Andes, uma das regiões mais acidentadas do planeta, que atravessa o país de Norte a Sul e guarda os mais importantes testemunhos do fabuloso Império Inca e a bacia Amazónica de características tropicais, com a sua selva pujante de vida, de flora e fauna específicas.
Depois de visitar a capital, Lima, chegaremos a Arequipa, a “Cidade Branca” perdida no deserto do Sul do país, que nos permite uma ligeira adaptação à altitude. Daqui viajaremos até Chivay, no Vale de Colca, onde pernoitamos e compensamos a altitude com uns relaxantes banhos de águas termais. Seguimos depois para o excecional miradouro natural de Cruz del Condor, para observar o majestoso voo destas magníficas aves, num desfiladeiro profundíssimo. Continuando pela austera paisagem do planalto andino, admirando vulcões e manadas de lamas e vicuñas, vamos chegar a Puno, nas margens do Lago Titicaca. Passamos um dia explorando as singulares ilhas flutuantes dos Uros, construídas à base de totora e conhecendo estas gentes únicas, de sorriso fácil, que nos abrem as portas das suas casas para sentirmos a realidade deste lago imenso, partilhado entre o Perú e a Bolívia.
Mas será na região do Vale Sagrado dos Incas que encontraremos a mais bela cidade do país – Cusco – que nos convida a passear tranquilamente pelas ruas em volta da Plaza de Armas e que, além do Vale Sagrado, nos serve de acesso às curiosas minas de sal de Maras e às inesquecíveis ruínas de Machu Picchu. Antes de regressar à capital, visitaremos ainda a selva amazónica do país, junto a Iquitos, para uma estadia totalmente dedicada à natureza e ao conhecimento da fauna, flora e habitantes da região. A nossa aventura peruana terminará em Lima, a capital, nas margens do Pacífico, com uma visita ao fabuloso Museu do Ouro.
Mesmo para o viajante experiente, esta será certamente uma viagem inesquecível… Venha connosco!
Visita Cultural delineada e acompanhada por Ana Maria Lory, AAJBA.
Inscrições abertas até 30 de novembro de 2022.