Percurso pelo Santuário da Nossa Senhora da Atalaia, Herdade da Barroca de Alva, e Convento e Castelo de Palmela
08h00 – Ponto de encontro – Jardim Botânico da Ajuda, Porta da Calçada do Galvão. Saída em direção ao terminal fluvial do Cais do Sodré.
08h30 – Chegada ao terminal fluvial do Cais do Sodré.
09h00 – Embarque na carreira de ferries da Soflusa. Percurso pelo Mar da Palha, observando e desfrutando do skyline de Lisboa e do território da Borda de Agua, intimamente ligado aos projetos das Quintas de Recreio.
09h25 – Chegada ao Cais do Seixalinho – Montijo.
10h00 – Visita ao Santuário de Nossa Senhora da Atalaia, com origens no século XIV. Portador de um espólio notável, o Santuário incluí três cruzeiros, a Fonte Santa, a Igreja e a escadaria. Vista panorâmica sobre o estuário do Tejo.
10h45 – Breve percurso pelo centro histórico de Alcochete.
11h15 – Visita à Herdade da Barroca de Alva, construída no século XVIII, pelo comerciante de origem francesa Jácome Ratton. Visita ao conjunto arquitetónico e ao espaço envolvente da Herdade. Visita a coudelaria.
12h30 – Almoço na Herdade da Barroca de Alva.
14h00 – Percurso de autocarro pela Herdade e visita à enigmática Ermida de Santo António da Ussa, capela acastelada com origens desconhecidas, que ocupa uma ilha num lago natural da propriedade.
15h00 – Partida para o Palácio de Rio Frio, atualmente uma unidade hoteleira. Visita ao Palácio e Jardins de Rio Frio, construídos no princípio de século XX, decorado com belíssimos painéis de azulejo de Jorge Colaço, inspirados em temas agrícolas e vitivinícolas.
16h00 – Partida para o Castelo e Convento de Palmela. Visita e explicação das estruturas defensivas e conventuais e observação da posição estratégica entre os Estuários do Tejo e do Sado. Ponto de referência dos vários territórios das Quintas e Jardins do Estuário.
17h30 – Partida para Lisboa. Chegada ao Jardim Botânico da Ajuda e fim da visita.
Membro da Direção da AAJBA
Inscrições abertas até 27 de maio de 2019.
Mais informações: info@aajba.com