Neste passeio que vos propomos à Costa Leste da Escócia e às Northern Isles conjugam-se castelos, jardins e sítios arqueológicos de nível excepcional, para além de magníficas paisagens. Viajamos no tempo, rodeados de história, mitologia, aventura, mistério e natureza.
Terras de tradições, ainda hoje se nota a influência Viking, sobretudo nos antigos clãs e no ADN dos atuais descendentes.
Os arquipélagos de Orkney e Shetland não são apenas diferentes do resto da Escócia mas também entre si – as ilhas Orkney , um grupo de 70 pequenas ilhas cerca de 16kms a Norte da Escócia, das quais 20 estão habitadas, são essencialmente planas, verdes e férteis . Embora próximas do continente, têem identidade própria bem definida, como provam os nomes de origem nórdica de várias localidades e a pronúncia local distinta.
Existem lá inúmeros vestígios e sítios arqueológicos que resistiram aos muitos séculos decorridos e nos dão uma ideia das vidas dos antepassados.
Por outro lado nas ilhas Shetland, afastadas da costa nordeste da Escócia por 170kms de Oceano Atlântico, no seu encontro com o Mar do Norte, vivem 22.000 habitantes na terceira maior ilha escocesa, Mainland e em duas menores, Yell e Unst. De carácter e orografia muito mais agreste que as Orkney, têem grandes falésias e fiordes, montanhas e planícies varridas pelo imenso vento. A influência nórdica é aqui mais evidente com nomes Escandinavos para muitos locais – o nome Shetland deriva de hjalt (colina) e land (terra), palavras de Nórdico Antigo…
Um dos locais mais importantes desta visita é Jarlshof, que cobre 3.000 anos de história, da Idade da Pedra até aos Vikings.
Em contraste, na costa leste da Escócia, vamos percorrer as terras férteis de Aberdeenshire, e visitar além de castelos históricos, singulares jardins públicos e privados, antes de sucumbir ao encanto de Edimburgo, a histórica capital deste belo País onde termina o nosso ambicioso percurso.
Venha connosco!
Visita Cultural delineada e acompanhada por Ana Maria Lory, AAJBA.
Inscrições abertas.
Ver Programa